sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Relevo


O Relevo
Pico da Neblina
As regiões de todo o mundo possuem aparências que são determinadas pelo seu clima, pela vegetação, pelas transformações feitas pelo homem.
Em cada parte da Terra podemos ver um tipo de relevo.
Os relevos são as irregularidades do solo como as montanhas, serras ou cordilheiras, montes, morros ou colinas, planaltos, planícies, depressões, vales e ilhas. Os morros, montes ou colinas são pequenas elevações de terra. As montanhas são grandes elevações de terra. As serras ou cordilheiras são conjuntos ou seqüências de montanhas. Planaltos são terrenos planos, localizados acima das planícies.

Pico da Bandeira – Divisa dos Estados do
Espírito Santo e Minas Gerais
As Planícies aparecem mais nas proximidades do mar, mas existem em outros lugares com pequenas elevações, sendo que são planas também. O nome planície vem de terra plana.

Planície do Pantanal – Mato Grosso
Os vales são áreas planas entre os morros e as montanhas. As ilhas são porções de terra cercadas de água por todos os lados.
Essas irregularidades são determinadas pela ação de vários fatores existentes na natureza, como ventos, chuvas e tempestades, vulcões e abalos sísmicos.
A ação do homem, no processo de destruição da natureza bem como do crescimento populacional, construções dos grandes centros urbanos onde já são povoadas áreas antes como rurais, a construção de fábricas, etc., tem contribuído muito para a transformação da natureza e consequentemente do relevo.
As minas de extração de pedras preciosas são uma forte contribuição para a alteração do relevo.
O relevo brasileiro é composto por planaltos, planícies, montanhas e depressões. Temos em nosso relevo o pico da neblina, com 3.014 metros de altitude; o pico da bandeira, com 2.890 metros de altitude; considerados um dos mais conhecidos.
http://www.escolakids.com/o-relevo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário